
.
.
O sistema chamado de “Seletivo” foi lançado pela Prefeitura de Curitiba no ano de 1976. Inicialmente havia uma só linha entre o Jardim Social e o Batel, bairros de melhor renda na cidade, atravessando o centro. Eram micro-ônibus de cor laranja, que lembravam a cor dos táxis de Curitiba. E o próprio motorista cobrava a passagem, com os passageiros entrando pela porta da frente..
O interior era diferenciado e não havia lotação, porque o preço era mais alto. Mas o nome “seletivo” não foi bem recebido por passar a ideia de seleção social. Nos pontos as reações eram negativas por parte da população de menor poder aquisitivo. E o jornal “Liderança” dos estudantes da antiga Escola Técnica Federal do Paraná, hoje UTFPR, publicou um texto sugerindo ironicamente a troca do nome para “discriminativo”, no ano de 1976.
Com as reações contrárias ao nome, o sistema mudou o título para “Opcional”, mas não durou muito tempo. E é provavelmente por isso que hoje não se encontra mais nenhuma informação publicada sobre o antigo ônibus nas postagens e no site da Prefeitura de Curitiba.
Se você tem mais lembranças, escreva abaixo, no espaço de comentários do portal.
.
.
.
.
.
Clique aqui para ver o grupo Memória de Curitiba..
.
Clique aqui para ver o grupo de memória dos ônibus e caminhões..
.
E clique aqui para ver os destaques de hoje deste Portal da Memória.
.
.
.