.
Em 1946, após o final da Segunda Guerra Mundial, nasceu a Lambreta, que se transformou em um dos veículos mais populares na Itália. Em meio às destruições causadas pela guerra, uma fábrica de tubos de aço havia sido atingida por bombas. O dono dessa fábrica, Ferdinando Innocenti, tinha a intenção de reconstruir a fábrica. E percebeu que precisava construir um meio de transporte barato e seguro para os Italianos. Innocenti achava que o veículo não poderia consumir muita gasolina, algo que estava escasso no país. Então ele se uniu ao engenheiro Pierlugi Torre e começam a idealizar o projeto da Lambreta.
Em 1947 a lambreta começou a ser produzida. A primeira versão foi chamada de Modelo Um, com 123 cilindradas. E fazia 33 quilômetros com apenas um litro de gasolina.
No Brasil a Lambreta foi o primeiro veículo nacional a ser produzida em série. Teve início como Lambretta do Brasil S.A – Indústrias Mecânicas, no de 1955. A produção aconteceu de 1955 até 1960. No auge, 50.000 por ano eram fabricadas no Brasil. Foram lançados vários modelos e o último lançado foi o LI que tinha o câmbio de quatro marchas, e que foi o mais produzido no Brasil.
( Com informações do Portal Educação )
.19
Conheça o grupo Memória da Motocicleta no Facebook, criado por este portal..
.
.
Veja abaixo alguns antigos anúncios da Lambreta no Brasil, publicados entre os anos 1950 e 1960:
Anúncio na Revista “O Cruzeiro” em 1955..
.
.
.
.
.Anúncio americano da Vespa sem data
.
.
Clique aqui para encontrar outros grupos muito interessantes de memória.
.
.