Cidade submersa por Itaipu reaparece no Facebook

0
7094

 

A localidade de Alvorada do Iguaçu no Paraná, que desapareceu com a formação do Lago de Itaipú, reapareceu nas redes sociais. Antigos moradores criaram um grupo no Facebook para reunir fotos, histórias e publicações sobre o passado. E os participantes já realizam eventos de reencontro.

A iniciativa foi de Nara Regina Spada, que é a administradora do grupo, com o apoio deste portal. Veja nesta página algumas fotos já reunidas pelo grupo.

O local foi esvaziado em 1978 quando o Rio Paraná foi desviado para a formação do Lago de Itaipú. As obras eram para a construção da Hidrelétrica de Itaipú, que começou a funcionar em 1982.

Alvorada do Iguaçu foi submersa. Os quatro mil moradores buscaram outras cidades. As casas, que na maioria eram de madeira, foram desmontadas para a reconstrução em outros locais. Muitos foram para a vila próxima, onde hoje é Santa Terezinha de Itaipu. Pela praia artificial desta cidade, ainda é possível avistar as ruínas de Alvorada do Iguaçu, em épocas em que o lago está baixo.

O grupo está no link

https://www.facebook.com/groups/alvoradadoiguacu/

 

Vídeo produzido pela TV Band Paraná com apoio deste portal.

 

E veja abaixo a cópia da reportagem do jornalista Cley Scholz, que acompanhou o fim da cidade, nos anos 1980. Na época ele era correspondente de “O Estado do Paraná”, e depois trabalhou no “Estado de São Paulo”, “Valor” e “Veja”.

 

cley scholz reportagem o estado do paraná - fim de alvorada do sul

 

Clique aqui para ver outras reportagens antigas de Cley Scholz sobre a formação do lago.