06.
O primeiro trecho ferroviário foi inaugurado no Brasil no ano de 1854, com apenas 14,5 quilômetros. E fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e o início da Serra do Mar, no caminho para Petrópolis. A construção foi concedida a Irineu Evangelista de Souza, depois conhecido como o Barão de Mauá.
A partir desta iniciativa, vários outros trechos foram surgindo. Na época todo o transporte terrestre era somente por carroças, e assim o trem foi muito valorizado. Mas no século seguinte as ferrovias foram progressivamente abandonadas. O Brasil optou pelas rodovias, principalmente depois de 1956, com a chegada das primeiras montadoras, no governo de Juscelino Kubitschek.
Conheça o grupo “Memória dos Trens e Bondes no Brasil”, clicando aqui. Ao abrir a página clique em “participar do grupo”.
Trecho entre Curitiba e Paranaguá, na serra do mar paranaense, por volta dos anos 1970.
O filme “Mauá, o imperador e o rei” trata da construção do primeiro trecho de ferrovia no Brasil. Veja o trailer acima..
.
.
Veja como eram as estações típicas do século passado nas fotos abaixo.
.
Chegada do trem a cidade de Mandaguari, no Paraná, nos anos 1950..
.
Estação de trem de Curitiba, hoje preservada como museu ferroviário dentro de um shopping.
Estação de Araucária no Paraná em 1926..
Estação de trem em Palmares, Pernambuco..
.
Cornélio Procópio sem data, no Paraná...
.
Londrina no Paraná em 1936..
.
Estação de Mallet no Paraná em 1980..
.
Estação de Ibiporã no Paraná sem data.
.
Estação Canoinhas em Santa catarina, sem data..Estação Canoinhas, Santa catarina, sem data.
.
Este mapa ferroviário de 1937 mostra como a malha cresceu no século passado.
.
.
.