Foto: Na chegada da primeira emissora de rádio em 1950, esta imagem mostra ouvintes reunidos na praça de Mandaguarí, no Paraná. Acervo do fundador da Rádio Guairacá da cidade, José Wille Scholz.
O rádio, lançado no Brasil em 1922, foi o primeiro grande veículo de integração nacional, com as transmissões de ondas curtas. No início apenas as grandes cidades tinham emissoras de rádio, mas elas alcançavam quase todo o território nacional, com grandes potências.
Nos anos 1940, as emissoras de cobertura regional também começaram a aparecer pelo interior do Brasil. Veja algumas fotos desta história.
Se você se interessa pelo assunto, clique aqui para abrir o grupo “Memória do Rádio Brasileiro”, com fotos, vídeos e documentos antigos. Ao abrir a página, clique em “participar do grupo”.
.
E relembre as programações musicais do passado:
Rádio MPB Máquina do Tempo – Os maiores sucessos brasileiros do passado, com um grande acervo. Clique aqui para abrir a página e ouvir.
Rádio Velho Brasil – Os grandes sucessos da jovem guarda e da música romântica e popular nacional do passado durante o dia. E também as músicas sertanejas que ficaram na lembrança à partir das 18 horas. Clique aqui para abrir a página e ouvir.
Rádio Máquina – Os maiores sucessos internacionais do passado. Clique aqui para abrir a página e ouvir.
Rádio Máquina do Tempo Internacional – Só flashback com todos os grandes sucessos do passado. Clique aqui para abrir a página e ouvir.
Rádio Máquina Instrumental – As grandes orquestras estão de volta, com temas de filmes e os maiores sucessos musicais instrumentais. Clique aqui para abrir a página e ouvir.
.
.Rádio Nacional do Rio de Janeiro sem data..
.
.Instalação de linha para transmitir jogo em Curitiba no ano de 1948.23
Anúncio da Rádio Globo nos anos 1950..
.
.Programas musicais infantis eram comuns aos domingos no interior. A foto é de Paranavaí, no Paraná, nos anos 1960..
.
.Programa de auditório em Piraí do Sul no Paraná, sem data..
.
Lançamento da Rádio Cultura em São Paulo no ano de 1948.
Clique aqui para abrir o grupo “Memória do Rádio Brasileiro”
.
.
.
..